Espaço para o brincar
O que é importante?
● Que os recursos (brinquedos) sejam de acordo com os interesses, habilidades e faixa etária da criança.
● Que os brinquedos sejam de fácil higienização, pois muitos desses objetos podem ser levados à boca com frequência. Preferência por objetos plásticos e de superfícies lisas. É importante realizar a troca frequente de de massinhas de modelar e slimes.
● Que o ambiente seja seguro e com recursos de proteção como colchonetes ou tapetes antiderrapantes no chão, protetores de tomada e protetores de quinas.
● Que os recursos sejam divididos entre aqueles que podem ficar ao alcance e aqueles que devem ficar fora do alcance das crianças, pois existem brinquedos que podem apresentar riscos se forem utilizados sem supervisão. Além disso, os objetos fora do alcance estimulam a necessidade de comunicação da criança para o uso, favorecendo a interação social.
● A rotação dos brinquedos ofertados de forma periódica é importante para manter o interesse da criança no brinquedo e sua exploração diversa. Sugere-se a presença de 10 a 15 recursos lúdicos por vez disponíveis para uso.
Que adaptações que podem auxiliar no ambiente?
● Assentos com apoio.
● Almofadas de amamentação.
● Calça de posicionamento.
● Cadeira com braço de apoio.
● Cadeira de alimentação.
● Banco de apoio para pés.

O que pode ter no espaço de brincadeira?
● Material gráfico (papel, caneta, hidrocor, lápis de cor, giz de cera, etc.).
● Mesa e cadeira infantil.
● Locais para guardar os brinquedos (nichos ou baús abertos e fechados).
● Recursos sensoriais táteis (espuma, slime, areia, massinha de modelar, caixa com grãos ou alimentos coloridos como arroz, feijão ou macarrão de tipos diferentes).
● Livros adequados à idade, interesse e habilidade.
● Recursos que possam diminuir a quantidade de estímulos para momentos de concentração como na hora da leitura (cabanas e tendas, por exemplo).
Tipos de brincadeira por faixa etária
De zero a 6 meses
● Brinquedos sonoros: sacudir o brinquedo na frente da criança, sacudir o brinquedo na lateral para que a criança o procure.
● Recursos listrados: movimentar o recurso em arco na frente do rosto da criança para que ela o acompanhe.
● Rosto humano: faça caretas, sorria, mande beijo, faça e busque contato visual com a criança.
● Objetos grandes (brinquedos).
De 6 meses a 2 anos
● Brinquedos de encaixe: formas geométricas e desenhos.
● Brinquedos simbólicos: frutas e animais.
● Atividades gráficas: giz de cera ou lápis de cor grosso.
● Livros infantis.
De 2 a 7 anos
● Peças de EVA ou de plástico: formas geométricas coloridas, números.
● Jogo de encaixe: quebra-cabeça, Lego.
● Brinquedo de ação e reação.
● Livros: álbum de fotos, de figurinhas, livros interativos.
● Jogos com regras/de tabuleiro simples.
● Jogos cooperativos.
De 7 a 12 anos
● Jogos competitivos.
● Esportes.
● Jogos de tabuleiro mais complexos.
● Jogos de videogame.
● Livros com mais textos e menos imagens.
● Desafios de conhecimento.