O Teste do Pezinho, nome popular da triagem neonatal, é um exame simples e que pode salvar a vida de muitas crianças.

Qual o período ideal para o Teste do Pezinho ser feito?

Ele é feito a partir de algumas gotinhas de sangue coletadas do calcanhar do bebê após 48 horas do nascimento e preferencialmente até o 5º dia de vida. Geralmente o Teste do Pezinho é realizado ainda na maternidade, mas também pode ser feito nos postos de saúde. O importante é não deixar de fazê-lo, pois esse exame identifica muitas doenças que, quanto antes diagnosticadas, permitem a intervenção de especialistas para garantir o tratamento adequado, evitando muitas sequelas irreversíveis e graves como, por exemplo, a deficiência intelectual.

Por que o teste é colhido no pé do bebê?

Você já viu como os pezinhos dos recém-nascidos são bem mais vermelhinhos que os das crianças maiores e dos adultos? É porque o pé do bebê é uma região cheia de vasos sanguíneos. Uma picadinha com uma agulha bem fina faz com que seja possível coletar rapidamente as gotinhas de sangue suficientes para análise. É rápido e muito seguro para o bebê.

Quantas doenças podem ser identificadas no teste do pezinho?

O Teste do Pezinho é um direito de todas as crianças. Na maior parte do País o exame oferecido na rede pública pelo Sistema Único de Saúde (SUS) contempla a análise de seis doenças (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme e demais hemoglobinopatias, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase).

Centros de referência como o Instituto Jô Clemente (IJC) já possuem tecnologia para a realização do teste ampliado, que detecta cerca de 50 doenças. Em 26 de maio de 2021 foi promulgada a Lei nº 14.154, que determina a ampliação do Teste do Pezinho, em etapas, em todo o País. Trata-se de uma conquista importante, mas que ainda não está em andamento como previsto. Por isso ações como a Campanha Junho Lilás são extremamente importantes, pois chamam a atenção para a necessidade da ampliação do teste para todos. Por outro lado, já existem localidades que oferecem o teste ampliado. Os bebês nascidos na rede pública do município de São Paulo, por exemplo, já contam com o Teste do Pezinho Ampliado realizado no Instituto Jô Clemente (IJC), pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil.

E se o Teste do Pezinho tiver alteração?

É importante destacar que uma eventual alteração no Teste do Pezinho não significa que o bebê tem uma doença. Como o próprio nome diz, o Teste do Pezinho é uma triagem. A confirmação é sempre feita por meio de exames específicos para a doença detectada inicialmente no Teste do Pezinho. Por isso é que a criança pode ser chamada para fazer novos exames. Uma vez fechado o diagnóstico, o bebê e os familiares são encaminhados para um centro de referência naquela doença para que o tratamento se inicie o mais rapidamente possível. Nesse caso, a agilidade é sempre sinônimo de mais saúde.

Alguns tipos de deficiência intelectual podem ser prevenidos por um tipo específico de alimentação?

Sim. Pensando nisso, o Instituto Jô Clemente (IJC) oferece uma linha de produtos alimentares chamada Divina Dieta. São alimentos que possuem baixo teor de proteínas, garantindo a dieta recomendada para crianças e adultos com doenças como, por exemplo, a fenilcetonúria, a leucinose, a acidemia propiônica e a homocistinúria. São alimentos como bolos, pães e sorvetes, entre outros, que tambem podem ser consumidos também por pessoas com intolerância à lactose, alergia à proteína do leite, doença celíaca e vegetarianos, uma vez que a composição desses alimentos é isenta de glúten, leite, carnes, ovos e derivados.

O Teste do Pezinho pode salvar vidas e é o primeiro grande passo do seu bebê. #TestedoPezinhoAmpliadoparaTodos

Autora

Dra. Ana Escobar – pediatra e embaixadora oficial da Campanha Junho Lilás do Instituto Jô Clemente (IJC)