O Dia Nacional do Pedagogo ou Dia do Pedagogo, é comemorado hoje, 20 de maio, de acordo com a Lei nº 13.083, de 2015. A data é celebrada para lembrar a importância dos profissionais da pedagogia, que coordenam, planejam, ensinam e executam ações e estratégias no setor de Educação Infantil e também na Educação Inclusiva de pessoas com deficiência.
O papel do pedagogo é contribuir e promover a participação de toda a comunidade escolar, de forma democrática, possibilitando trocas de conhecimento, adquirindo novas possibilidades e respeitando às diferenças, buscando a educação de qualidade para todos os alunos.
Outra vertente do pedagogo é contribuir para promover a participação de toda a comunidade escolar dos processos educacionais, de forma democrática, possibilitando trocas de conhecimento e respeitando as diferenças.
Em relação à Educação Inclusiva, o pedagogo atua na valorização da diversidade e assegura a promoção de uma educação de alta qualidade para todos, sem exceção, por meio de técnicas diferenciadas de ensino, procurando adequar métodos e estimular interações harmônicas para o aprendizado de todos os estudantes. Os profissionais que optam por atuar nessa área são responsáveis por aplicar metodologias e estratégias pedagógicas variadas e acessíveis. Com isso, criam uma relação benéfica com os alunos, favorecendo a aprendizagem e o desenvolvimento global de cada um.
O profissional de pedagogia pode atuar além da sala de aula com foco na formação humana e acadêmica dos alunos.
A coordenadora pedagógica Yara, demonstrou para nós, por meio de uma declaração, o sentimento único de ser uma pedagoga e atuar no IJC.
“Sempre pensei sobre o sentido e propósito da vida, gosto da filosofia da palavra “Ubuntu” que traz em seu significado uma essência de pensar sobre: “sou quem sou por que nós somos” e “jamais serei quem sou sozinho”.
É preciso conviver para entender as diferenças, vivenciar as situações que nos tirem da zona de conforto e nos fazem pensar fora da caixa, ressignificando nosso modo de ouvir e sentir o mundo.
“Ser pedagoga é atuar na educação e como diz Paulo Freire: É um ato de amor, por isso, um ato de coragem”, finaliza Yara.
Autora
Yara dos Santos Tanaka – Pedagoga do Instituto Jô Clemente
